ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

HISTÓRIAVoltar >

Os primeiros desbravadores, provindo de Nonoai, estabeleceram-se às margens do Arroio Pinheiro, pelos idos de 1916, logo após varias famílias chegaram a Votouro, mais adiante vieram famílias de origem italiana, estabelecendo-se em Faxinalzinho, com a emancipação aumentou a população da cidade.


A região era coberta de mata, muitos pinheiros, cedros, grápias, angicos, etc. Havia na mata uma clareira grande que foi chamada de Faxinal Grande, nome que conserva até hoje e onde há uma comunidade com o mesmo nome; em contraste, havia outra clareira menor de mato raso, que foi chamada de Faxinalzinho, daí o nome.


Os colonizadores primitivos usavam essa clareira como área comum de pastoreio. Além da sede e de Faxinal Grande, há ainda as comunidades de Coroados, Votouro, Coxilhão, Tope da Serra, Coxilhão Pompéia, Rincão dos Menezes e Linha Quatro.


A região por muito tempo foi povoada por grande número de famílias que na maioria praticavam agricultura de subsistência, com a precariedade, na década de 70, proveio um bom número de agricultores, que premidos pelo minifúndio dos seus locais de origem, compravam as terras de diversas famílias, cada um, deslocando essas famílias para cidades da região. Começaram então a mecanização da lavoura, no que foram seguidos por antigos proprietários do lugar, na época foi montada no distrito de Faxinalzinho uma cerâmica e uma madeireira, posteriormente construída postos de recepção e beneficiamento de grãos e comércio em geral que alavancou a economia do município.

Formação Administrativa

O movimento emancipacionista eclodiu no dia 27 de outubro de 1987, a consulta plebiscitária foi no dia 10 de abril de 1988, e a Lei de emancipação de nº 8.624 foi publicada no dia 12 de maio de 1988, dia que é comemorada a emancipação político-administrativa do município, então desmembrado do município de São Valentim.